segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Sem Destino

Sem Destino é um filme que, junto com outros filmes, lançou toda uma era em Hollywood. Ele é cheio de cenas icônicas, frases definidoras e uma trilha sonora marcante.

Tudo isso misturado com uma visão de mundo inovadora na época, os ideais hippie, e um estilo de produção, filmagem e edição europeus, o filme começou uma era de certa liberdade criativa em Hollywood que gerou vários outros clássicos da década de 70.

Particularmente, achei um filme bem atraente ao perceber se tratar de um filme de caubóis modernos, nos seus garanhões de aço, atravessando os EUA em busca de viver uma vida tranquila após juntarem grana o suficiente para se aposentarem vendendo drogas.

Os personagens são bem interessantes, com destaque para o Wyatt “Capitão América” e para George Hanson.

O segundo, personagem de Jack Nicholson, a meu ver, representa a falência do status quo americano da época, dos caretas e suas vidas monótonas, sem sentido de mortos-vivos. Ao mesmo tempo, ele parece querer sair deste limbo para viver uma “vida de cores” ao lado dos dois cavaleiros andarilhos. Nicholson dá um show de interpretação ajudado pelas ótimas falas do roteiro que cabiam ao seu personagem.

Peter Fonda interpreta o icônico Capitão América. Ele é o novo homem ideal americano. Continua loiro, alto, queixo quadrado com covinhas e sorriso encantador. Ao mesmo tempo, é o novo caubói dos novos tempos: presa pela liberdade, não se envolve em confusão e quer viver a vida plenamente.

E o final alucinatório em Nova Orleans seguido de um fim brusco e violento, creio que mostra o momento porque passavam os jovens nos EUA, da expansão da consciência através das drogas e da reação dos caretas aos novos tempos.

Na minha opinião, os filmes têm que ser visto com uma certa contextualização, de saber um pouco sobre o momento em que foi feito. Levando isso em consideração, é bem fácil perceber como esse filme revolucionou o modo como Hollywood fez cinema na década de 70.

Enfim, eu “comprei” o filme e realmente quis montar no meu garanhão de aço e dirigir em direção ao pôr do sol, Sem Destino.


Sem Destino [Easy Rider]
EUA – 1969
Diretor: Dennis Hopper                                       Roteiro: Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern
Atores: Peter Fonda [Wyatt “Capitão América”], Dennis Hopper [Billy], Jack Nicholson [George Hanson].
Sinopse: Após adquirirem autonomia financeira com uma venda de drogas, dois amigos motoqueiros decidem atravessar o sul dos EUA para conhecerem o Mardi Gras em Nova Orleans. Conforme avançam em direção ao leste, passam por comunas hippies em direção a cidades ultra-conservadoras.

O youtube não permitiu incorporar o trailer por solicitação dos donos do filme. Segue o link para vê-lo no youtube.

Nenhum comentário: