domingo, 23 de agosto de 2009

Albergue Espanhol


Bom, não é a primeira vez que assisto a esse filme – e provavelmente não será a última. Mesmo assim, devo dizer que fui levemente envolvido na trama aos poucos como se fosse da primeira vez. Filme bom para mim é isso: atemporal e pronto para ser assistido quantas vezes forem desejadas.

É claro que, neste exato momento, há um tom de identificação nessa história de intercâmbio. Mas a história é bem contada, os personagens são cativantes e você não consegue deixar de torcer por eles. Então, não acho que seja apenas uma questão de momento, mas sim mérito do próprio filme.

A vantagem de ter voltado a assistir um mesmo filme é que você pode se focar nos detalhes da trama, dos personagens, da câmera – sei lá, nos detalhes. Então, dessa vez, prestei atenção ao ator principal, que tem uma cara meio que de deficiente mental às vezes, mas que faz você “comprar” sua história. Pude prestar atenção em Barcelona, como é fantástica essa cidade e como quero muito voltar lá algum dia. E tentei dar uma atenção especial a cada um dos integrantes do albergue – são muitos, mas cada um tem sua personalidade de acordo com seu país destacada de forma sutil mas efetiva.

Assim sendo, enquadro este filme na categoria das produções despretenciosas que pegam você de surpresa e te deixam “apaixonadinho” por ele. Não é o filme da minha vida, mas eu adoro assisti-lo como se fosse minha “sessão da tarde” particular.


Albergue Espanhol [L'Auberge Espagnole]
França – 2002
Diretor e roteiro: Cédric Klapisch
Atores: Romain Duris [Xavier], Judith Godrèche [Anne-Sophie], Audrey Tautou [Martine], Kelly Reilly [Wendy], Cécile De France [Isabelle], Cristina Brondo [Soledad], Federico D’Anna [Alessandro], Barnaby Metschurat [Tobias], Christian Pagh [Lars], Kevin Bishop [William].
Sinopse: Universitário francês decide passar um ano de intercâmbio de especialização em Barcelona. Em um país diferente, sem falar direito a língua e sem conhecer ninguém, ele divide um apartamento com outros universitários de toda a Europa e se descobre como pessoa.


Nenhum comentário: